quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mãe solteira perde 63 quilos em um ano e meio

Yolanda Silveri, uma mãe solteira de 31 anos, professora em Douglasville, Geórgia, percebeu que precisava perder uns bons quilos e tomou uma atitude que pode parecer muito simples, mas que poucos conseguem levar adiante: cortou todos os seus maus hábitos, um de cada vez. "Eu estava obesa há muito tempo, mas o colegial foi especialmente difícil porque eu era a grandona entre as líderes de torcida. Quando nosso time visitava outras escolas eu ouvia os alunos dizendo ‘bum’ quando eu pulava, o que me deixava desolada. Minha família e meus amigos me diziam que eu tinha ‘ossos largos’ e isso era demais pra mim. Eu tentei muitos programas de dieta e exercício ao longo dos anos, mas minha perda de peso era sempre temporária. Eu comia para me confortar quando estava triste e como recompensa quando estava feliz", conta Yolanda. A foto chocante Yolanda conta que decidiu que precisava tomar medidas drásticas e mudar seu estilo de vida quando foi a uma reunião de reencontro da turma do colegial e viu as fotos depois. “Quando eu vi as fotos daquela noite, fiquei surpresa e envergonhada pelo quanto eu estava gorda perto de todo mundo.”, relatou. “Eu estava pesando 122 quilos. Foi aí quando eu percebi que precisava fazer alguma coisa sobre o meu peso, mas demorei alguns meses para começar”. Como a fé sempre foi uma parte muito importante na vida da professora, ela inovou e decidiu incorporá-la à estratégia para perder peso. “Eu resolvi recorrer à prece em vez da comida quando estava chateada ou estressada". Motivação Além da fé, Yolanda usou outro tipo de motivação: a televisão. "Meu programa de TV favorito era The Biggest Loser. Ver como os participantes treinavam duro me motivou a fazer exercícios.” Durante os comerciais, ela contava quantas vezes conseguia correr pela casa e depois tentava superar esse número no próximo intervalo, sempre se esforçando para se superar. Para mudar a dieta, ela fiz trocas simples em vez de contar calorias ou gramas de gordura: foi só substituir a carne vermelha por peito de peru e o leite integral pelo desnatado. Sanduíches com pão integral tomaram o lugar do pão branco e pudim de chocolate light tomou o do sorvete de chocolate. No geral, ela manteve uma dieta com baixo teor de gordura, incluindo frutas, vegetais, produtos integrais e proteínas magras como frango, peru e peixe. Sucesso! Em cinco meses a professora perdeu 22 quilos e teve confiança para participar de um treinamento intensivo por seis semanas com as colegas de trabalho. “Naquele momento, eu desisti da comida processada e comecei a beber mais água. Para manter a linha, eu contava minhas calorias diárias (para corrigir a dieta além das trocas) depois as inseria em um aplicativo grátis chamado Calorie Counter no meu celular. Eu me pesava a cada dois ou três dias e fazia pequenas mudanças, inclusive ‘fechar a cozinha’ após as 19:30 para cortar os aperitivos e continuar indo em direção ao meu objetivo”, detalhou Yolanda. Graças aos exercícios e o treinamento, ela até fez uma nova descoberta: adorava correr. Para aproveitar essa nova paixão e fazer disso algo a seu favor, Yolanda entrou para o Clube de Corrida de Atlanta e fez a resolução de correr cinco quilômetros no ano novo. “Eu terminei o primeiro ano da minha aventura 38 quilos mais magra, e alcancei meu objetivo 1 ano e meio depois do dia em que comecei. Sempre que eu queria pular um exercício ou comer doces para aliviar o stress, eu pedia a Deus que me desse a força para resistir à tentação. Isso me ajudou a retomar o foco e voltar aos meus hábitos saudáveis". Um segredinho de Yolanda Presentei-se ou doe algo em troca. "Ao perder peso, eu doava minhas roupas largas para os pobres e comprava algumas roupas novas em brechós. Eu limitava as compras ao essencial para não ficar muito apegada a um tamanho específico até atingir minha meta na balança”, indicou. Assim, é possível fazer o bem e ainda curtir a perda dos quilos e o sacrifício com roupas novas. "Minha melhor dica" Yolanda aconselha a todas as pessoas que desejam perder peso encontrar maneiras criativas de continuarem ativas. "Eu organizei um grupo de corrida no recreio com os meus alunos para desafiá-los a fazer mais exercícios. Eles competem comigo em corridas no playground, e toda semana nós comparamos as distâncias percorridas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião ou deixa uma frase